Recuperação de Áreas Degradadas: Técnicas Eficazes e Benefícios para o Meio Ambiente

Existe um grande número de atividades produtivas que envolvem riscos ao meio ambiente e podem causar danos aos ecossistemas.
Diante dessa situação, ferramentas têm sido criadas para reduzir o impacto de áreas submetidas a processos de degradação e/ou poluição ambiental. Uma dessas ferramentas é o Programa de Recuperação de Áreas Degradadas.
Dependendo do ambiente, diferentes tipos de medidas são usadas para mitigar danos em áreas degradadas. Descubra o que é murchamento e as principais técnicas utilizadas neste conteúdo da JFS AMBIENTAIS.

O que São Áreas Degradadas?

Qualquer área cujo caráter original tenha sido alterado e destruído como resultado da atividade natural ou humana. Isso significa que a terra mudou seu ambiente e suas características bióticas e abióticas.
Quando essas alterações ultrapassam os limites da recuperação normal, é necessária intervenção para restaurar essas áreas degradadas.
Em uma de suas definições de áreas degradadas, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) considera que áreas degradadas são aquelas que sofreram alterações físicas, químicas ou biológicas em decorrência da intervenção humana, muitas vezes causando danos temporários ou permanentes ao meio ambiente.
A composição, estrutura e função do ecossistema natural ao qual pertence.

Plano de Recuperação Ambiental de Áreas Degradadas (PRAD)

O PRAD – Programa de Recuperação Ambiental de Áreas Degradadas, originalmente concebido para a mineração e promulgado por lei, é uma ferramenta baseada no estudo de planos e ações que visam minimizar o impacto ambiental das atividades comerciais e/ou produtivas.
As agências ambientais geralmente solicitam planos de restauração de brownfield como parte do processo de licenciamento para atividades que são destrutivas ou que podem causar mudanças ambientais.
O levantamento detalhado deve incluir informações completas, diagnósticos e levantamentos para avaliar a deterioração ocorrida na área em questão; implementar medidas de recuperação e controle ambiental.
Por exemplo, examinar as medidas mais adequadas para sua restauração e criar um atrativo para a fauna local da área restaurada. Tudo isso por meio de monitoramento e avaliação contínuos dessas áreas para avaliar a efetividade das ações realizadas.

Técnicas para Recuperação de Áreas Degradadas

Existem diferentes técnicas para restaurar áreas degradadas, dependendo de questões locais, como presença de produtos químicos ou resíduos, instabilidade do solo, processos de desertificação, etc.
O levantamento detalhado deve incluir informações completas, diagnósticos e levantamentos para avaliar a deterioração ocorrida na área em questão; implementar medidas de recuperação e controle ambiental.
  • Plantio de mudas: técnica bastante efetiva, o plantio de mudas costuma apresentar alto índice de crescimento e restabelecimento da flora após cerca de dois anos;
  • Plantio por sementes: a técnica é baseada na disposição direta de sementes no solo. Por isso, ele deve ter as condições ideais para que a germinação aconteça;
  • Condição da regeneração natural: procedimento de baixo custo baseado em ações mais simples como o cercamento da região, contenção de plantas invasoras e uso de sementes para colonização do local, por exemplo;
  • Recuperação com espécies pioneiras: ideal para aplicação em áreas vizinhas ou bem próximas a algum fragmento florestal. Já que nessas áreas são suficientes os ajustes naturais para promoção do enriquecimento natural, o que reduz os investimentos em plantio de enriquecimento complementares.

Vantagens e Desvantagens da Recuperação de Áreas Degradadas

O benefício de restaurar áreas degradadas é, como o nome sugere, reverter o processo de degradação do ecossistema e restaurar o equilíbrio ecológico.
Por outro lado, idealmente, qualquer intervenção necessária para cumprir os compromissos deve ser considerada no início do projeto para minimizar o impacto. Por exemplo, quando uma área é degradada e não são desenvolvidos e implementados planos de restauração, há consequências como o esgotamento do solo, a poluição das águas superficiais e subterrâneas e a alteração da qualidade do ar, com efeitos secundários sobre plantas, animais e seres humanos.

Quer saber como fazer um plano completo de recuperação de uma área degradada e evitar problemas ambientais?

A JFS AMBIENTAIS pode te ajudar nessa tarefa, entre em contato conosco. Contamos com uma equipe de profissionais com experiência e capacidade para realizar investigações tão aprofundadas, que levam em conta diversas legislações ambientais.

Leia Também...

Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA): O Que É, Benefícios e Como Cumprir

Termo de Compromisso de Recuperação…

TCRA: O que é o Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental? Prazo de Compromisso…

Tipos de Compensação Ambiental no Brasil: Entenda as Regras e Como Funcionam

Tipos de Compensação Ambiental no…

Na prática, a compensação ambiental pode ser preventiva ou corretiva. Atenção: Verificação durante o…

Compensação Ambiental no Brasil: Entenda Como Funciona e Suas Regras Legais

Compensação Ambiental no Brasil: Entenda…

O objetivo da compensação ambiental é compensar os danos que uma empresa causou ao…