Como funciona a compensação ambiental no Brasil?
O objetivo da compensação ambiental é compensar os danos que uma empresa causou ao meio ambiente.
É, portanto, uma espécie de recompensa que integra custos sociais e ambientais ao custo total do empreendedorismo.
Em geral, a compensação ambiental serve como um incentivo para que as empresas reflitam e planejem os danos ambientais causados pela implantação de projetos e evitem e minimizem os impactos ambientais negativos.
O que é compensação ambiental?
Em resumo, a compensação ambiental é um instrumento legal que obriga os empresários a pagar uma compensação para compensar os impactos ambientais ocorridos ou previsíveis durante o processo de licenciamento ambiental.
No Brasil, a compensação ambiental é regulamentada pela Lei nº 9.985 de 2000, que estabelece as diretrizes e como as empresas devem agir diante dessas medidas.
O Ministério do Meio Ambiente, por meio da Câmara Federal de Compensação Ambiental (CFCA), é responsável por calcular a magnitude do impacto que cada empresa está causando e como se espera que ela atenda a essa exigência.
Vale ressaltar que a compensação ambiental não impede que determinado ecossistema seja degradado. No entanto, ela tem o intuito de minimizar os impactos negativos provocados por fatores diversos, como: exploração de matéria-prima, geração de gases tóxicos, construção de sede, instalação de equipamentos e outros.
Leia Também...
Corte Legal de Árvores: Autorizações…
Para que um individuo arbóreo possa ser suprimido, sendo em área particular ou calçada,…
Recuperação de Áreas Degradadas: Técnicas…
Existe um grande número de atividades produtivas que envolvem riscos ao meio ambiente e…
Tipos de Compensação Ambiental no…
Na prática, a compensação ambiental pode ser preventiva ou corretiva. Atenção: Verificação durante o…